sábado, 23 de julho de 2016

De onde vêm as Coleções? - Diário do Desapego #01.


(Foto: Isa Daughter)

A ideia de Coleções é uma invenção de muito tempo atrás, enraizada na história assim como todos os contos de heróis acumulados pelas estantes de sebos. Essa ideia é o coletivo da frase '' Compre agora já pensando no que vai comprar depois''. Traduzindo... Elas são uma mera invenção para ratificar algo que é próprio do ser humano: o apego às coisas materiais.
Porém, nem todas as Coleções se alimentam de objetos comprados, pois algumas se referem a algo mais íntimo, como cartas ou papeis de bombons que foram usados em uma época especial, e por aí vai( o mais engraçado é que o ser humano realmente tem muita criatividade para inventar coleções...)
Tudo começou desde criança, sempre tive mania de acumular trecos, de fazer ''mini-coleções'' de tudo que via pela frente: cartinhas de álbum de figurinhas repetidas, tampinhas personalizadas, conchinhas da praia, entre outras coisas que não valem a pena nem citar. Sempre achei fotos e vídeos de coleções muito belos, muito interessantes. Quem nunca se encantou com uma estante de coleção de livros do chão ao teto com variadas cores e Histórias e Estórias acumuladas. 
  Foi lá pelos 16 anos, por aí. Comecei a me apaixonar cada vez mais pelo Cinema, e eu entrei nessa arte de cabeça: fui logo fazendo coleção de DVDS, comprando livros tal qual '' Tudo Sobre Cinema''. Preenchi duas prateleiras só com filmes, e sempre almejava mais. E ainda colocava aquilo como uma                                                                             meta.
Sim, são lindos os DVDS dispostos um ao lado do outro, separados por cor e por tema. Mas se observamos tem algo a mais em tudo isso. Era um desejo de ter, ter, ter... e sempre querer mais um.
Então parei e pensei '' ok, alguns eu realmente assisto sempre... mas tem outros que estão aqui                                                                         desnecessariamente.''

                                     Mas, na real, será que eu realmente preciso deles? 

Então comecei o meu momento desapego e retirei metade deles. Ainda sobraram muito, mas pretendo me desfazer ainda da metade do que sobrou. Afinal, estava eu acumulando histórias dentro o fora de mim? As verdadeiras histórias que nos cativam, elas nunca saem da nossa memória. E que tal criamos uma Coleção Privada em Memória? Ao invés de termos uma Coleção Privada em Estante. Se você quer desapegar também, comece devagarinho, vendo que coleções são desnecessárias a sua vida. Poste uma foto, talvez, incentivando outras pessoas. Pois assim como há pessoas para nos incentivar somente a comprar, comprar e comprar; existem aquelas que podem nos passar coisas mais verdadeiras, com querer viver histórias, e não acumulá-las numa estante.

Até a próxima, Habitantes!

Nenhum comentário:

Postar um comentário