domingo, 24 de julho de 2016

Você tem um sonho?

Falar de sonhos é falar a mesma língua de toda a humanidade. Todo mundo tem um, mesmo que não saiba qual é. Por isso, esse é um dos temas mais importantes de se aprender a lidar pois precisam ser lembrados e reconhecidos a cada passo de nosso dia a dia. Qual é a diferença entre desejo e vontade? E onde o sonho entra aí?
A complexidade que há dentro de nós nos faz querer realizar diversos sonhos. Ou seriam desejos? Pegando emprestado a concepção dos filósofos de desejo versus vontade, o desejo é definido como algo passageiro, para satisfazer nossas necessidades mais voltadas pra carne, para a Personalidade. Comemos quando ficamos com fome, bebemos quando ficamos com sede, e por aí vai... Esses são apenas desejos, sentimentos efêmeros que vão e voltam sempre que damos espaço.

Já a Vontade, com V maiúsculo, é o oposto. Só ela pode impulsionar o ser humano para um momento melhor em sua vida, algo além. Essa Vontade, já diziam os entendedores, vem do Divino, do que há de melhor dentro de nós. Ao contrário do desejo, ela pode durar muito tempo, inclusive uma vida inteira.

Sejam nossos sonhos movidos por desejo ou pela força de Vontade, devemos sempre inspecioná-los para que nos leve a algum lugar melhor.

Algumas pessoas têm sonhos parecidos. Como, por exemplo, o meu. Sempre quis fazer algo voltado para a escrita e talvez retornar ao blog tenha sido a forma de eu me aproximar do meu sonho. A diferença de desejar e ter vontade de realizar esse sonho é que, se fosse apenas um desejo, eu já me sentiria satisfeita só por me ver mover os dedos pelo teclado e escrever algumas sentenças. Mas eu sei, agora, que esse sonho é movido pela Vontade, pois só vou me sentir realizada quando alguém chegar a mim e dizer '' Obrigada, você mudou minha vida através da sua escrita''.
E talvez nem aí eu esteja satisfeita ao ponto de parar. Mas ficarei bem feliz e realizada.
 

 E, para aqueles que acreditam que não tem um sonho, aqui vai um recado:

                                                        E n c o n t r e m    u r g e n t e !

Primeiramente, é preciso ter muito autoconhecimento para sabermos o que realmente queremos, e esse autoconhecimento é necessário não só no tópico '' sonhos''. Depois, é preciso entender que nosso pensamento deve estar voltado para coisas maiores, e não pequenos problemas que achamos que são gigantescos.
Nossos sonhos são nossas bússolas e as nossas dificuldades são nosso motor, pois nos impulsionam para mares mais fortes. Entretanto, nossos problemas nunca devem ser âncoras. A âncora está lá por que nós mesmos a colocamos, e ela é mais leve do que achamos que é.
E um aviso:  foquemos em um só sonho por vez, para que nosso trabalho seja feito com maestria. Nada de remar em vários mares só para pular algumas ondinhas. Tudo bem se algumas ondas gigantes apareçam pelo caminho, mas elas só mostram o quanto nosso barco é forte e aguenta toda tempestade.

Até a próxima remada, Habitante!


Nenhum comentário:

Postar um comentário